Comissão Própria de Avaliação - CPA

Os instrumentos de Autoavaliação têm por finalidade verificar, por meio de seus 5 (cinco) Eixos Estruturantes, as dimensões, as categorias e os indicadores presentes no Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade (PAIF), que são eles: Planejamento e Avaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura.

As orientações e os instrumentos propostos na Autoavaliação fundamentam-se na legislação educacional vigente (Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES) e reforçam o compromisso da Faculdade Cesusc com a qualidade de todos os serviços que oferece para a sociedade.

Para atingir os cinco Eixos Estruturantes da Autoavaliação a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem realizado avaliações semestrais e anuais com a comunidade acadêmica. Confira abaixo os processos de coletas de dados das Avaliações Institucionais.

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação. Esses questionários permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando os setores ou áreas que requerem melhorias.

Entre as atribuições da CPA podemos destacar: a condução dos processos de avaliação internos da instituição, tabular e divulgar os resultados da avaliação interna, bem como elaborar relatório para consulta da comunidade acadêmica e externa.

Os principais objetivos da CPA são: promover a participação de toda a comunidade no processo de avaliação institucional; apontar as potencialidades e as limitações da Faculdade em suas políticas acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão), políticas de gestão e infraestrutura.

Planejamento e Avaliação 99%
Desenvolvimento Institucional 99%
Politicas Acadêmicas 99%
Infraestrutura 99%

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade JK tem como objetivo promover a avaliação institucional interna, garantindo a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão. A CPA é responsável por coordenar e articular o processo de autoavaliação institucional, atendendo às diretrizes e normas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

• Composição: A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil.
  • Coordenação: Um coordenador é escolhido para liderar as atividades da CPA, garantindo a eficácia e transparência do processo avaliativo.
  • Planejamento: A CPA elabora um plano de ação anual que define os objetivos, métodos e cronograma das atividades de avaliação.
  • Coleta de Dados: Utilização de instrumentos como questionários, entrevistas e grupos focais para coletar informações dos diversos públicos da instituição.
  • Análise de Dados: Os dados coletados são analisados para identificar pontos fortes, áreas de melhoria e tendências.
  • Relatórios: Elaboração de relatórios detalhados com os resultados da avaliação, que são compartilhados com a comunidade acadêmica e com as instâncias administrativas da instituição.
  • Organização Didático-Pedagógica: Qualidade dos cursos, metodologias de ensino, currículos e programas de extensão.
  • Infraestrutura: Condições das instalações físicas, laboratórios, bibliotecas e recursos tecnológicos.
  • Corpo Docente: Qualificação, experiência e desenvolvimento profissional dos professores.
  • Atendimento ao Aluno: Serviços de apoio ao estudante, como orientação acadêmica, estágios e empregabilidade.
  • Gestão Institucional: Eficácia da administração, planejamento estratégico e políticas institucionais.
  • Melhorias Contínuas: Os resultados da avaliação são utilizados para planejar e implementar melhorias em todas as áreas da instituição.
  • Transparência: Divulgação dos resultados e das ações de melhoria para toda a comunidade acadêmica.
  • Planejamento Estratégico: Utilização dos dados da avaliação para informar o planejamento estratégico e as políticas institucionais.
  • Qualidade e Excelência: A CPA assegura que a Faculdade JK mantenha padrões elevados de qualidade em todas as suas atividades.
  • Transparência e Participação: Promove uma cultura de transparência e participação ativa de todos os segmentos da comunidade acadêmica.
  • Melhoria Contínua: Identifica oportunidades de melhoria e implementa ações que contribuem para o desenvolvimento contínuo da instituição.
  • Apoio à Tomada de Decisão: Fornece dados e insights valiosos que apoiam a tomada de decisão e o planejamento estratégico da instituição.
Comece hoje sua Graduação!

Não adie seus sonhos. Inscreva-se hoje mesmo em nosso vestibular e comece a transformar seu futuro!