ESCOLA DE SAÚDE - GRADUAÇÃO

FISIOTERAPIA

Sobre o curso

O curso de Fisioterapia forma profissionais capazes de atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. O fisioterapeuta aplica terapias para tratar as doenças e lesões, empregando técnicas como massagens e ginástica.

Ao final do curso, o aluno se qualifica para diagnosticar e executar o tratamento fisioterapêutico adequado aos problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura.

Entender o sofrimento e as dificuldades humanas e ter uma boa comunicação com o paciente e sua família são características essenciais. O profissional deve manter uma postura ética e compromisso com a atualização dos conhecimentos.

No mercado de trabalho, o fisioterapeuta pode atuar em hospitais, consultórios e clínicas particulares, atendimentos domiciliares, asilos, clubes esportivos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Ele também pode prestar consultoria na área.

Duração

5 anos

Certificação conferida

Bacharelado

Modalidades

SEMIPRESENCIAL

Portaria

Certificados validos pelo MEC, conforme portarias de autorização, recredenciamento e Renovação de Recredenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação.

O profissional

O fisioterapeuta aplica técnicas fisioterapêuticas para prevenção, readaptação e recuperação de pacientes e clientes, atendendo e avaliando as condições funcionais dessas pessoas por meio de protocolos e procedimentos específicos.

Ele também desenvolve e implementa programas de prevenção em saúde geral e do trabalho, assim como gerencia serviços de saúde, orientando e supervisionando recursos humanos.

Pode trabalhar na área de educação em saúde, com palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida. Também pode realizar pesquisas e trabalhos científicos.

Áreas de atuação

fisioterapeuta trabalha nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, podendo ou não possuir vínculo empregatício. Há ainda a prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais.

Pode atuar em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades e indústrias, em horários diurnos e noturnos.

O profissional de Fisioterapia deve se atentar ao risco de permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos ou ser exposto a elementos biopatogênicos.