ESCOLA DE SAÚDE - GRADUAÇÃO

ENFERMAGEM

Sobre o curso

O curso de Enfermagem prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Nos anos iniciais do curso, são ministradas disciplinas teóricas. Nos anos seguintes, o curso passa a ter matérias da área do Empreendedorismo, Psicologia e Sociologia. Nos anos finais do curso, aluno conta com aulas práticas em laboratórios, além do atendimento real a pacientes.

Duração

5 anos

Certificação conferida

Bacharelado

Modalidades

Presencial / Híbrido

Portaria

Certificados validos pelo MEC, conforme portarias de autorização, recredenciamento e Renovação de Recredenciamento da Instituição junto ao Ministério da Educação.

O profissional

O enfermeiro é o profissional da saúde responsável pelo atendimento mais direto e próximo ao paciente. Realiza exames, aplica injeções, administra remédios prescritos, faz curativos e a triagem de casos, organiza prontuários, zela pela organização e limpeza do ambiente hospitalar, separa instrumentos cirúrgicos e coordena equipes.

É importante lembrar que o enfermeiro não é uma auxiliar do médico. Seu trabalho é atuar em conjunto com os demais profissionais da saúde para o bem-estar do paciente. As funções são integradas, porém independentes. Os técnicos e auxiliares de enfermagem só podem atuar em determinados casos e sob a supervisão de um enfermeiro.

Áreas de atuação

O enfermeiro trabalha em hospitais, clínicas, empresas ou até mesmo fazendo atendimentos em domicílio. Sua atuação se baseia na supervisão de técnicos e auxiliares de Enfermagem, na preparação de instrumentos e na assistência aos pacientes. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um enfermeiro no Brasil é de R$3.211,13. O estado com o maior salário é o Distrito Federal, com uma remuneração de R$4.655,54 para o profissional.

Enviar
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Skip to content